Por que os firewalls não estão indo a lugar algum

Por que os firewalls não estão indo a lugar algum

Não faz muito tempo, alguns especialistas faziam previsões bem ousadas em relação as novas tecnologias. Muitos diziam em relação a infraestrutura da internet, que ela estaria se modificando e partindo para um uso exclusivo da nuvem.

Quando muitas empresas mudaram para a nuvem pública, elas deviam apenas procurar algum tipo de proteção moderna que fosse trazer segurança para a nuvem. De acordo com isso, os métodos que eram mais antigos, como firewalls, iam acabar se tornando obsoletos com o tempo. 

Porém, não foi isso que aconteceu. Por que isso? Isso nos diz muito mais sobre como estão as redes de empresas, buscando entender como elas precisam gerenciar de maneira eficiente e de fato segura. 

Os novos modelos dessa tecnologia, como o pfsense firewall, conseguiram se manter atualizados, oferecendo cada vez mais funcionalidades dentro do seu pacote de serviços. 

Previsões imprecisas para os firewalls

Isso ajudou a pensar em como os métodos de segurança mais tradicionais, como o firewall, estavam sendo considerados uma parte muito ruim da segurança de uma empresa. Isso começou com o acesso móvel e remoto.

Conforme as abordagens e teorias em relação ao fornecimento de acesso remoto e outras informações, dados, começaram se mostrar solidificados, houve uma crença que as empresas e organizações de segurança estariam se beneficiando desse tipo de abordagem alternativa, mostrando que os firewalls eram apenas redundantes. 

Bom, na prática, isso realmente mostrou que os firewalls conseguiram evoluir para começar a mostrar uma nova tecnologia dentro das suas funcionalidades de acesso remoto, com o VPN.

Depois de uns anos, os firewalls permanecem sendo usados. OS produtos de VPN foram incorporados como um novo recurso.

Essa é uma tendência que se mostrou repetitiva como uma maneira de oferecer segurança mais avançada, com uma inspeção de sandbox e ainda segurança, além de identificação para proteger os mais avançados malwares. Isso realmente é uma parte do que os firewalls atuais estão ofertando como um novo serviço. 

Firewall permanece se atualizando

Conforme o mercado de apps para a web segue crescendo, com usuários podendo visitar sites ou ainda receber e-mails que tenham um conteúdo malicioso que seja ativado na internet, os apps e e-mails se tornaram um dos principais ataques realizados na internet. 

As seguranças tradicionais com tecnologias não conseguiam proteger em relação a essas ameaçadas. O que isso fez foi que um novo modo de fornecer segurança teve que ser criado para conseguir acabar com esse desafio.

Os principais fornecedores de segurança começaram a deixar os métodos antigos para trás, procurando uma nova perspectiva também de marketing. Porém, mesmo assim, os métodos tradicionais, como o firewall, seguem crescendo, ainda fortalecendo e expandindo a maneira como conseguem atuar. 

Conforme esses tipos de ataques conseguem se tornar mais sofisticado e criativo, as empresas acabaram percebendo que precisam não apenas de uma nova forma de solução segura.

Precisam de uma abordagem que tenha diversas camadas para proteger os dados, com um critério de organização que tenha uma variedade de ataques cadastrados.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email