Gosta de tecnologia? Invista seus estudos em TI!

Todos nós somos, de alguma forma, fascinados por Tecnologia. Afinal, ela tem nos surpreendido todos os dias com novidades que seriam impensáveis há 5 anos, por exemplo.

Muitos de nós ainda vivemos a surpresa de que os telefones que andam do desenho animado Jetsons seja uma realidade tão grande que já temos gerações que não saberiam dizer como é a vida sem um celular!

Mas você é uma pessoa que não apenas se encante com a Tecnologia, mas goste dela como fonte de estudo e quem sabe uma carreira? Então existe boas notícias – e claro, uma grande dose de luta.

Mas isso não seria novidade alguma no Brasil, não é mesmo? Então, você gosta de tecnologia? Invista seus estudos em TI.

Você já escolheu sua carreira em TI?

Nenhuma área do conhecimento cresceu tanto nas últimas décadas como a Tecnologia da Informação. No sentido mais amplo, todo desenvolvimento de uma nova forma tecnológica de fazer algo é parte do mundo de TI.

Então podemos observar que é uma área com diversos profissionais diferentes, cuidando de maiores ou menores desenvolvimentos:

  • Analista de sistemas
  • Analista de redes
  • Administrador de sistemas operacionais
  • Analista de suporte
  • Programação desktop
  • Programação web
  • Web design
  • Marketing digital
  • Segurança digital

Podemos ver que é uma gama interessante de áreas, tanto para quem quer investir na especialização em hardware/equipamentos (como os analistas de redes) quanto para investir em software/programas (por exemplo, o programador web).

A área de Segurança Digital é crucial nos dias de hoje em que os ataques cibernéticos tornam-se comuns e as empresas precisam investir em cloud computing para armazenar seus dados longe de equipamentos próprios.

Como estudar TI?

Existe uma grande quantidade de ótimas universidades onde você pode formar-se em Tecnólogo da Informação e adquirir conhecimento em várias áreas.

Outra opção são os cursos técnicos, que formam em várias especialidades e já permitem buscar emprego assim que você termina, e antes dos anos de curso superior.

E mais recentemente surgiram os cursos online, que na maioria tem o mesmo valor de graduação do correspondente presencial. E com muitas vantagens: você pode montar o ritmo de estudos que for mais conveniente, rever aulas quantas vezes quiser e estudar em qualquer lugar com internet.

Mas para todas estas opções existe um ponto em comum: não é possível graduar e não estudar mais. É preciso atualizar-se constantemente, pois as novidades surgem a todo instante – e quem estiver em dia com elas, sai na frente.

Por que escolher uma carreira em TI?

O setor tem pontos muito vantajosos para investir na carreira. Mas é importante lembrar: TI exige uma dedicação e um gosto muito grande. Tentar os estudos em TI apenas porque está em alta é risco certo de frustração.

O mercado de trabalho de TI está em demanda

O mercado de TI está com sobra de vagas por falta de profissionais qualificados – e tem muito a ver com as nova especializações que tem uma demanda de serviços crescente mas sem o mesmo ritmo de profissionais  se qualificando.

Crise? Que crise?

Tecnologia de Informação é algo necessário em todas as empresas da atualidade, desde as grandes que têm equipes de TI próprias e uma série de terceirizados para trabalhos específicos até pequenas empresas que contratam um profissional para trabalhos pontuais. Evidentemente que demissões existem, mas o nível é muito inferior a qualquer outro setor.

O nível salarial em TI é um diferencial

Pela escassez de profissionais qualificados em todas as especializações em TI, a valorização é grande. É possível encontrar vagas para salários de 15 mil a 20 mil mensais.

 

O TI é uma área de trabalho que cresce cada vez mais é uma oportunidade boa para essa área é abrir empresa de TI. Pesquise a respeito.

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email