6 dicas seguras para configurar os seus dispositivos

6 dicas seguras para configurar os seus dispositivos

Com o grande número de descontos disponíveis este ano, faz sentido comprar o mais recente dispositivo inteligente, certo? 

No entanto, por mais impressionante que seja o mais recente iPhone ou computador para jogos, garantir que você possa proteger adequadamente esses dispositivos é mais importante do que nunca! 

Qualquer dispositivo que se conecte à Internet é potencialmente vulnerável e pode ficar comprometido se não tiver uma configuração de baremetal

Lembre-se de algumas dicas que podem ajudá-lo a configurar com segurança seus novos dispositivos:

Ajustar configurações padrão de fábrica no hardware e alterar senhas padrão

As senhas são uma forma comum de autenticação e geralmente são a única barreira entre os cibercriminosos e suas informações pessoais. Alguns dispositivos habilitados para Internet são configurados com senhas padrão para simplificar a instalação. 

Mas você sabia que essas senhas podem ser facilmente encontradas online? Para proteger melhor seus dispositivos digitais, é importante alterar a senha padrão de fábrica. Substitua-o por uma senha ou senha forte e exclusiva para cada conta.

Proteja sua rede Wi-Fi com criptografia

O roteador sem fio da sua casa é a principal entrada para os cibercriminosos acessarem seus dispositivos conectados. Para aprimorar suas defesas, use o Wi-Fi Protected Access 3 (WPA3). Atualmente, o WPA3 é a forma mais forte de criptografia para Wi-Fi. Outros métodos estão desatualizados e mais vulneráveis ​​à exploração.

Duplique sua proteção de login

Habilite a autenticação multifator (MFA) em que boa parte dos aplicativos já apresenta uma solução para isso. Isso consegue contribuir para que a pessoa que tenha acesso as contas sejam apenas uma. Os apps contam com essa funcionalidade e podem ser ativados de maneira bem simples. 

Por exemplo, com um iPhone, você pode utilizar o recurso de bloqueio de tela com um alfinete ou senha.

Desativar serviços de localização e conectividade remota

Os serviços de localização podem permitir que qualquer pessoa veja onde você está a qualquer momento. Considere desativar esse recurso quando não estiver usando o dispositivo para proteger ainda mais suas informações particulares. 

Além disso, a maioria dos dispositivos móveis está equipada com tecnologias sem fio, como Bluetooth, que podem ser usadas para conectar-se a outros dispositivos ou computadores. Considere desativar esses recursos quando não estiver em uso também!

Proteja-se contra espionagem

Desconecte assistentes digitais, como o Amazon Alexa, quando não estiverem em uso. Limite a conversa perto de monitores de bebê, brinquedos graváveis ​​em áudio e assistentes digitais. Certifique-se de cobrir as câmeras em brinquedos, laptops e dispositivos de monitoramento quando eles não estiverem em uso.

Não transmita o nome da sua rede Wi-Fi

Para impedir que pessoas de fora acessem facilmente sua rede, evite divulgar o nome da rede Wi-Fi ou o identificador do conjunto de serviços (SSID). Todos os roteadores Wi-Fi permitem que os usuários desabilitem a transmissão do SSID do dispositivo.

Fazer isso tornará mais difícil para os invasores encontrarem uma rede. No mínimo, mude seu SSID para algo único. Deixar como padrão do fabricante pode permitir que um invasor em potencial identifique o tipo de roteador e explore possíveis vulnerabilidades conhecidas.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email