Veja a importância de sempre consultar seu documento

Possuir um veículo significa mais responsabilidades para você e a melhor maneira de impedir que problemas surjam é saber bem sobre cada documento do carro. Todos os anos, os proprietários de veículo são obrigados a realizar o pagamento de algumas taxas desses documentos.

Este é um dos motivos pelo qual você precisa sempre realizar a consulta destes documentos. Além disso, a consulta também vai apresentar possíveis fraudes, no caso de veículo roubado. Confira agora quais são esses documentos e por que é importante sempre fazer a consulta.

IPVA

Se você possui um carro sabe que anualmente é necessário pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de veículos Automotores). Do valor pago, metade vai para a cidade onde foi realizado o emplacamento do carro, e o restante para o governo do estado.

Quando esse documento não é pago, seu nome é incluído na dívida ativa do governo, que é uma espécie de grupo que só se encontra pessoas com alguma dívida no domínio municipal, estadual e federal.

Além disso, o atraso no pagamento dessa dívida gera multas e juros, e você ainda perde o desconto oferecido para quem realiza o pagamento até a data de vencimento. Além de causar várias restrições no momento de parcelar uma dívida ou adquirir um empréstimo, o IPVA atrasado também pode atrapalhar a comercialização de um carro.

Por estes motivos, é muito importante que você faça sempre a consulta do documento IPVA. Por meio dessa consulta, você verificará se existe alguma multa de trânsito e também a situação como licenciamento 2019 SP.

Além disso, entrou em vigor em 2018 no estado de São Paulo a lei que proíbe a entrega de cobrança nas residências por meio dos correios, sendo ainda mais necessária consulta pela internet. A consulta pode ser feita no site do Detran ou na Secretaria da Fazenda de São Paulo.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é muito conhecido como licenciamento, e verificar se seu veículo está em dia com o licenciamento 2019 SP é importante para não ser surpreendido em blitz.

Todos os donos de carro recebem anualmente o carnê para realizar o pagamento do licenciamento. O prazo limite para renovar o CRLV, vai depender do final da placa de seu veículo.

O Detran de cada estado é quem estabelece o prazo e o valor da renovação, no entanto, você pode realizar o pagamento antecipado quando for pagar também o IPVA.

Além do IPVA, é preciso pagar também o seguro obrigatório DPVAT, as multas de trânsito e a taxa de renovação de licenciamento para poder receber o CRLV.

Como já foi dito, esse documento é importante para que ao circular com o carro, você não tenha seu bem apreendido por uma blitz.

Além disso, ele é essencial para poder vender um veículo, ou seja, sem esse documento não é possível fazer a transferência de dono do carro.

CRV

A consulta deste documento também é importante para verificar se não existe nenhuma irregularidade. O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é um documento em que você encontra as especificações do seu automóvel como, por exemplo, o ano, modelo e chassi do seu carro.

Sempre que há uma mudança no carro, o Detran precisa ser informado para que também seja alterado o CRV do seu carro. Enquanto que o documento CRLV precisa andar com você para qualquer lugar, o CRV deve ficar bem guardado.

Esse documento é um dos mais importantes na hora de vender um carro, pois os dados do comprador deverão ser preenchidos na parte de trás desse documento.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email