Por que usar roupas de ciclismo?

Saiba os benefícios que as peças trazem e como escolhê-las

Ao iniciarmos as pedaladas, queremos logo pegar nossa bicicleta e sair por aí pelas ruas sem dar muita importância para alguns acessórios. Até pela falta de experiência, na grande maioria das vezes, por não termos conhecimento dos benefícios que as roupas para ciclismo trazem, achamos que elas não são necessárias, ainda mais que podemos virar alvo de brincadeiras, visto que elas ficam bem coladas ao corpo e muita gente ainda tem preconceito quanto a isso.

No entanto, se você pretende melhorar sua performance, existe muita tecnologia aplicada numa roupa de ciclismo. As empresas desenvolvem peças mais leves e com maior aerodinâmica, fazendo com que novos produtos cheguem às lojas, tanto para ciclistas iniciantes quanto para amadores, o que permite cada vez mais que eles baixem seus tempos em treinos e provas. Além disso, elas proporcionam mais conforto e segurança enquanto os esportistas permanecem sentados por algumas horas no selim da bike.

Quais os benefícios que a roupa traz?

Assim como qualquer esporte, ciclistas também usam uniformes. Mesmo que você não participe de provas ou treinos pesados, se vestir adequadamente com os itens básicos é importante porque garante o conforto e a segurança no caminho do trabalho para a casa e vice-versa. Veja os benefícios que as peças podem trazer:

 

  • Como escolher:

 

A grande maioria das roupas para ciclismo têm faixas refletivas nas costas. Invista numa que tenha esse detalhe a mais, pois elas brilham com o farol dos veículos, o que facilita bastante a visualização dos motoristas. Mas não leve em consideração apenas as cores das peças. O mais importante é o tamanho delas. Escolhendo o ideal, você não fica com as suas coxas e os seus braços apertados e incomodando enquanto pedala.

Geralmente, as camisas também possuem bolsos traseiros fundos, sendo alguns com zíper, o que é bem útil para guardar documentos, ferramentas, barras de cereal, entre outros pertences importantes. Elásticos nas pernas das bermudas e na cintura da camisa ajudam ainda a manter as peças no lugar, sem bermuda ou camisa subindo durante a pedalada. Existem, inclusive, opções como as bermudas de free ride, que possuem toda a parte acolchoada por dentro e, por fora, parecem convencionais.

 

  • Aerodinâmica

 

A roupa de ciclismo ajuda também na aerodinâmica. Ela é justa para ajudar o vento a “cortar o seu corpo” quando está em velocidade, ou seja, você terá menos resistência do ar sobre o seu corpo e, portanto, desenvolverá velocidades maiores.

 

  • Aspectos térmicos

 

A peça ajuda também a trocar menos calor com o exterior nos dias frios, mantendo você mais aquecido, controlando a temperatura do corpo e o suor nos dias quentes. Ela foi projetada com entradas de ar em pontos específicos, como axilas, costas, lateral do corpo, gola, entre outros.

 

  • Conforto

 

As roupas para ciclismo, apesar de serem apertadas, são muito confortáveis, bem diferentes do que as pessoas pensam. Elas vestem bem e são preparadas com os cortes corretos para as áreas do corpo que serão trabalhadas durante as pedaladas. A bermuda, considerada o item mais crítico para o conforto por causa do selim, ameniza muito essa sensação de possível desconforto.

 

  • Tecnologia

 

Cada vez mais as empresas desenvolvem tecnologias para as roupas para ciclismo. Tecidos especiais e materiais como zíper e elásticos são só alguns dos exemplos. São produtos que respiram melhor, aguentam sol e chuva, e protegem do frio, do calor e até de assaduras. Permitem também que você tenha os mesmos cuidados que tem com suas roupas normais, lavando e secando do mesmo jeito e ganhando muito em conforto e versatilidade.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email