Pesca esportiva: o que saber antes de começar

Pesca esportiva: o que saber antes de começar

14 de março de 2019 0 Por tiguana

Todo mundo sabe que praticar algum tipo de esporte faz muito bem a saúde. Mas existe um tipo de esporte que vem crescendo a cada ano que passa, estamos falando da pesca esportiva.

A pesca esportiva é um tipo de esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa, mas para garantir que os efeitos sejam os melhores é necessário dar atenção a alguns aspectos. Se você estar querendo se aventurar nesse esporte, deve ficar atento a algumas dicas que daremos agora sobre pesca esportiva.

O que é pesca esportiva?

A pesca esportiva é um tipo de esporte que envolve a pesca recreativa, que é feita por diversão. A pessoa que pratica este esporte tem como objetivo se divertir entre amigos ou familiares, e o que determina a pesca esportiva distinguindo de outras espécies de pesca recreativa, são as regras que existem entre os pescadores.

A pesca esportiva é direcionada para competições que envolvem várias regras e objetivos. Há competições direcionadas para aqueles que capturam o maior peixe, o mais pesado, o mais raro e para aqueles que conseguem pescar uma grande quantidade de peixe em pouco tempo.  

O peixe volta para água

Neste tipo de pesca, a intenção não é pescar para comer ou comercializar o peixe, mas sim pelo prazer que a pesca oferece. Com isso, os peixes são devolvidos à água e justamente por isso, há algumas estratégias para fazer com que os peixes continuem vivos depois de serem pescados.

Em toda pesca esportiva existe esse acordo entre os organizadores e os participantes, de sempre devolver o peixe de volta para a água, à menos que o peixe capturado esteja tão ferido que não consiga mais sobreviver, só nesses casos é permitido o abate do peixe.

A diferença entre a pesca esportiva e recreativa pode ser vista nessa regra, já que na prática recreativa, o pescador é quem decide se vai devolver o peixe para água ou não.

Equipamentos necessários

Mas para você poder praticar a pesca esportiva é preciso que você tenha alguns equipamentos e acessórios, além de um barco com motor Yamaha.

Para este esporte você vai precisar comprar alguns tipos de anzóis, vara, molinete ou carretilha, linha, destorcedores, alicate de bico, faca ou tesoura, linha elástica, alguns tipos de chumbada, lanterna e bolsa de pesca.

Claro que dependendo do lugar onde vai pescar, não necessariamente você precisa ter todos esses equipamentos. Mas há lugares em que talvez você precise de todos eles.  

Dicas para a sobrevivência dos peixes

Para que o peixe sobreviva depois de ser fisgado, é preciso seguir algumas orientações. A primeira e uma das mais importantes é manusear o animal sempre dentro da água ou o maior tempo que for possível.

É muito importante que suas mãos estejam sempre molhadas ao manusear o animal, para que sua mão seca não tire o muco que faz a proteção do animal. O anzol precisa estar sem farpa ou a farpa precisa estar amassada e na hora de puxar o animal é muito importante que esse procedimento seja feito de forma lenta, devido a pressão da água.

Para tirar o anzol use alicate de bico e quanto às isca, precisam ser artificiais, para garantir a sobrevivência do peixe. Além desses, evite demorar muito tirando foto e pesando o animal, devolvendo o quanto antes para a água.