Perdeu o prazo de pagamento do IPVA?

Perdeu o prazo de pagamento do IPVA?

10 de dezembro de 2018 0 Por tiguana

Época de fim de ano é sempre marcada por momentos de comemoração e confraternização. Entramos de férias, viajamos com a família e aproveitamos ao máximo cada instante de lazer. Porém, logo após a virada, contas e mais contas chegam e não podemos dar mole para não ficar com pendências.

Uma dessas contas que sempre aparecem no início de ano é o IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores). Se você vacilou e acabou passando da data do pagamento do IPVA, fique tranquilo. Há como resolver a situação sem tanta dor de cabeça. Ensinamos o que você deve fazer, passo a passo!

O IPVA

Donos de veículos como automóveis, motos, ônibus e até mesmo caminhões pagam anualmente o IPVA. A taxa é calculada a partir do valor venal (estimativa sobre o preço do bem) dos veículos, tendo variações no percentual cobrado de acordo com cada estado.

As quantias arrecadadas com o IPVA divididas entre Detran e o estado e são destinadas aos serviços públicos da localidade. Um dos usos mais comuns é para a conservação e manutenção do asfalto das ruas e estradas.

De forma geral, o pagamento do IPVA pode ser feito à vista. Também é possível fazer o parcelamento em três vezes, com os prazos seguindo em acordo com o dígito final da placa do veículo. A primeira parcela é sempre no mês de janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março. Quem optar por pagar em apenas uma parcela pode ganhar descontos. Cada estado pode definir diferentes critérios para o pagamento do imposto, por isso é preciso ter bastante atenção para não acabar se endividando.

Não pagar o IPVA pode levar a multas por não poder atualizar o licenciamento do veículo e até a apreensão do carro pela polícia em caso de ser parado em uma blitz. O seu nome também pode parar no SPC e Serasa caso não realize o pagamento.

Como consultar?

Saber a situação do seu IPVA é fundamental para poder se organizar em relação a possíveis dívidas. A consulta pode ser feita através do site do Detran do estado onde você reside. Confira abaixo os links de acesso para quem reside na região Sudeste:

  • ES: http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consulta.php
  • MG: http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavam.action
  • RJ: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=11&tipo=consulta_multa
  • SP: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx

Para conferir as informações basta colocar o número do RENAVAM e a placa do veículo.

Como pagar o IPVA atrasado?

Após a consulta IPVA 2018 junto ao Detran do seu Estado, se você estiver com o IPVA atrasado, é preciso se movimentar para realizar o pagamento. O primeiro passo para quitar as dívidas com o estado sobre o IPVA é conferir todas as informações necessárias a respeito do imposto.

Estar em débito com o IPVA pode gerar multa no valor R$ 293,47 e também 7 pontos na carteira de habilitação por ter cometido infração gravíssima. Além disso, cada estado possui um percentual de multa por dia de atraso. Em São Paulo, por exemplo, cobra-se 0,33% de multa diária pelo atraso somado a juros na taxa Selic.

O pagamento do IPVA atrasado vai de acordo com as regras estabelecidas em cada estado. Para saber se é possível parcelar, faça a consulta nos sites da Secretaria da Fazenda.

Se o seu carro tem placa de SP, a Helpay pode ajudar a quitar a dívida. Você pode parcelar em até 12 vezes no seu cartão de crédito, de forma a não gerar complicações no seu orçamento.