O diferencial do ensino bilíngue na formação escolar

O diferencial do ensino bilíngue na formação escolar

12 de novembro de 2018 0 Por tiguana

Confira as principais vantagens da educação em dois idiomas

As escolas particulares têm investido bastante em formações que permitam aos alunos a terem contato com processos alternativos de aprendizagem desde a educação básica deles. Com isso, a procura por esses colégios tem crescido atualmente, pois, devido à grande concorrência no mercado de trabalho, desde cedo, os pais buscam oferecer um diferencial para seus filhos para garantir-lhes um futuro promissor. O ensino bilíngue traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos pequenos – e que vão muito além do aprendizado de uma nova língua.

Esse aprendizado também conta como um diferencial na formação do estudante, que vai ter facilidade em se comunicar e se relacionar ao aprender uma segunda língua. Como vivemos em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, é natural que essa capacidade de lidar com pessoas de nacionalidades diferentes e de vivenciar novas experiências em outros países seja demandada, futuramente, pelas crianças. Apesar de ter um custo mais elevado, há bolsas de estudo nas melhores escolas do país, permitindo que você aproveite o melhor dessa educação.

Conheça as vantagens da educação bilíngue

Muitos especialistas, defensores do bilinguismo na infância, indicam esse tipo de educação. Para eles, essas experiências, feitas na fase ideal, auxiliam no desenvolvimento e crescimento pessoal do futuro jovem. Confira as principais vantagens do ensino bilíngue na formação escolar:

 

  • Fluência

 

Uma das principais vantagens de uma escola com um sistema bilíngue implantado é, sem dúvida, a possibilidade de formar alunos fluentes no idioma, pois o aluno estudará a nova língua todos os dias, por meio de aulas regulares, de conversação e exercícios que fortalecem a fixação do aprendizado. A língua acaba fluindo naturalmente no dia a dia, como o nosso próprio português.

 

  • Aprender outra língua no futuro

 

Se seus filhos já estão aprendendo inglês, por exemplo, na escola, há a possibilidade de eles não “perderem mais tempo” com esse idioma. Em vez de partirem para esse aprendizado, podem ser matriculados num curso de francês, espanhol, italiano ou alemão. Eles já sairão na frente de outros alunos que ainda começarão a estudar a língua inglesa.

 

  • Contato com outras culturas

 

O ensino bilíngue também mergulha o estudante em um universo cultural completamente diferente do encontrado em seu país, o que permite que ele desenvolva maior empatia com o diferente. Esses alunos costumam sair do colégio mais maduros e mais preparados para enfrentar o futuro, independentemente da cidade ou país em que terão que viver.

 

  • Raciocínio e memorização

 

O estudo de uma segunda língua demanda do cérebro a utilização de uma região que nem sempre é ativada quando nos comunicamos na nossa língua natal e realizamos nossas atividades tradicionais. Os alunos de cursos de idiomas desenvolvem também maior capacidade de raciocinar de maneira diferente e, é claro, de memorizar. Em uma escola bilíngue, este treino para o cérebro poderá ser extremamente benéfico para os resultados do seu filho em outras áreas de sua vida acadêmica e, até mesmo, pessoal.

 

  • Mercado de trabalho

 

Falar outra língua hoje não é mais uma opção, mas uma obrigação para quem está entrando no mercado de trabalho. Então, quanto mais cedo aprendermos um novo idioma, melhor. Por isso, o ensino bilíngue pode garantir a esse aluno uma fluência e um contato com a língua que pode fazer a diferença no momento de uma contratação para um emprego no futuro.

Escolas bilíngues oferecem bolsas de estudo

Sabemos que boas escolas bilíngues não costumam ser baratas. Mas isso não pode ser empecilho para que seus filhos possam ter o melhor da educação. Através de programas educacionais pela internet, muitos colégios de alto nível em vários locais do país oferecem bolsas de estudo para que os alunos possam aprender outro idioma desde a infância.

Há escolas em São Paulo, por exemplo, com bolsas de 50% e mensalidades a partir de R$ 155,00, um valor completamente cabível dentro do orçamento. No Rio de Janeiro, também há oportunidades com o mesmo desconto, mas com preços iniciando em R$ 92. Desculpas para não matricular seus filhos já eram. Oportunidades não vão faltar para eles estudarem nas melhores escolas de todo o país. Basta correr atrás das chances.