Empréstimo online: Como proteger seus dados bancários na internet em 5 passos!

7 de agosto de 2018 Informática 0 Comments

Os Empréstimos Online são a alternativa mais moderna para buscarmos crédito diretamente pela internet, de forma mais rápida, mais segura e com um custo final (juros) menor. E desta forma tem se popularizado bastante, com mais empresas, as plataformas, criando mais opções.

Solicitar e obter um empréstimo através do site de uma empresa qualificada, no conforto de casa ou da sua empresa, sem dúvida é um diferencial importante. Porém, como qualquer operação financeira ou comercial na web, estão sujeitas a tentativas de fraudes por criminosos virtuais.

Vamos falar um pouco de como proteger seus dados bancários na internet em 5 passos e assim poder efetuar empréstimos online com segurança.

Mas antes: quais os cuidados com a escolha de uma empresa de Empréstimo Online?

Antes mesmo de efetuar consultas e envio de documentos, algumas ações são importantes para avaliar as empresas confiáveis no ramo:

  • Pesquisar em sites de apoio e defesa do consumidor, como o Proteste e o Reclame Aqui. Ali podemos ver o número de reclamações, o perfil delas e o tempo de solução.
  • Pesquisar nas páginas de redes sociais das empresas.
  • Verificar se existem grupos de Facebook focados em informações sobre empréstimos online.
  • Conversas com amigos do mercado financeiro que podem ter dados novos sobre as empresas.

Passo 1:  verificar a segurança do site da empresa de empréstimos online

A URL (link de acesso) é o principal item de checagem, quando digitamos ou quando acessamos através de um link em um e-mail.

O site deve ser https, o que significa que ele possui uma certificação avançada de segurança (diferente do http). Outra forma de atestar esta certificação é o cadeado verde que surge do lado esquerdo da URL quando acessamos ela.

Uma forma de evitar acessos fraudulentos é verificar o domínio (a URL). Desconfie de sites com uma descrição por exemplo: www.nomedobanco.abc.net. Não é uma URL confiável, pois não é usada pelas empresas credenciadas do ramo.

Passo 2: usar um antivirus de qualidade em todos os dispositivos de acesso

Este é certamente o ponto mais importante dos cuidados com segurança na rede. Existem ótimas opções gratuitas no mercado, que oferecem uma proteção abrangente contra a maioria das ameaças. Normalmente atende os usuários domésticos que usam basicamente acesso a sites, e-mails, streaming de áudio e vídeo e download de anexos de e-mails.

Se quiser investir contra ameaças mais atuais, como os ransomware (que sequestram dados em troca de valores) e outras proteções, é recomendável usar um antivirus pago. As marcas mais reconhecidas oferecem planos com preços muito bons.

O essencial é não usar o seu notebook ou celular sem proteção, evitando ataques e perdas de dados que causem grandes prejuízos ou até danos ao equipamento.

Passo 3: usar seu e-mail com muita atenção

A grande maioria dos ataques procuram acessar seus dados através de e-mails, com links suspeitos de ofertas, fotos e, nos casos mais sofisticados, estes e-mails imitam páginas de sites de bancos com um realismo que surpreender até especialistas em segurança.

Os alertas são simples: não acesse link para confirmar ou atualizar senha, para acessar site do banco ou para consultar informações, como a restituição de Imposto de Renda ou calendário do PIS. Prefira sempre digitar a URL que você conhece em outra página ou buscar no Google (normalmente aparecem no início da consulta).

Uma atenção especial com e-mails vindos de pessoas conhecidas com anexos e links. Elas podem estar infectadas com vírus que se propagam pelo catálogo de contatos delas. Procure confirmar (mas não respondendo o e-mail) se ela realmente enviou.

Passo 4: não acessar sites de bancos e empresas de empréstimos online em locais desconhecidos

Devemos evitar o uso de computadores desconhecidos – por exemplo, em universidades, bibliotecas, ciber café, e lan house – para acessar sites de internet banking e empresas de empréstimos online.

Estas máquinas podem estar infectadas e roubar seus dados.

Passo 5: cuidados adicionais e essenciais para os seus dados bancários

São ações simples e que juntas podem evitar muitos problemas:

  • Manter atualizadas as versões dos navegadores que você utiliza.
  • Atualizar periodicamente o sistema operacional – normalmente estes sistemas fazem isso automaticamente, porém certifique-se de que está sendo feito. As atualizações de segurança dele são importantes para evitar ataques.
  • Evite downloads de arquivos no Facebook, Whatsapp e similares. Caso seja necessário, processe uma checagem do antivirus diretamente dele antes de abrir.
  • Desconfie de links oferecendo ofertas imperdíveis. Se o link for de uma empresa conhecida, tente acessar o site dela invés do link e procurar a promoção – é bem provável que ela nem existe.

Informação com qualidade é fundamental para navegar com segurança. Em bonsinvestimentos.com.br/emprestimo-pessoal-online/ você conhece as melhores e mais seguras empresas para isso e também pode simular taxas e prazos.