Currículo digital ou de papel? Veja qual escolher!

24 de agosto de 2018 Escritório 0 Comments

Nestes tempos de economia estagnada e números de desemprego batendo recordes no Brasil, cada detalhe do processo de busca de oportunidades é valioso e precisa ser sempre pensado de que forma vai ter eficiência.

E o principal item, sem dúvida, é o Currículo.

É um documento de suma importância para traduzir a sua história, suas habilidades e competências e o quanto você pode contribuir profissionalmente. Para que seja o mais atraente aos olhos dos selecionadores, devemos ter muito cuidados.

E depois ele se transforma em folhas de papel fundamentais para os seus planos.

 

Porém, com o avanço das tecnologias, o uso das plataformas digitais, o Currículo Digital tornou-se um objeto quase obrigatório nos processos de seleção. Muitas empresas só aceitam currículos:

  • Em arquivos digitais por e-mail;
  • Anexados em páginas de candidatura que elas criam;
  • Incluídos em um formato de currículo criado no site pela própria empresa.

Não existe apenas um modelo de currículo, são para situações diferentes e até se complementam, se forem usados da forma correta.

Mas será que os currículos em papel estão com os dias contados?

Com certeza, não.

Ele ainda é exigido em algumas ocasiões. E saber o momento de usar cada um é importante: currículo digital ou de papel? Veja qual escolher.

Quando ainda usamos o Currículo Tradicional?

Dois fatores podem diferenciar o uso dos tipos de currículo:

Nível de uso de tecnologia da empresa

Esta é uma diferença que podemos perceber no dia a dia. Nos pequenos comércios, por exemplo – mercados, padarias, pequenos restaurantes – o processo de seleção ainda é manual, com o recebimento de currículos pelo correio ou na própria empresa.

Algumas pequenas empresas ainda usam este tipo de processo, por causa do investimento em usar a internet e a própria qualificação das pessoas que selecionam candidatos. É um mundo ainda manual.

Nível dos cargos oferecidos

Aqui são basicamente os empregos que exigem as qualificações acadêmicas mais simples – até o primeiro grau ou até o segundo grau.

São, então, pessoas que não usam a tecnologia no seu dia a dia – e não usarão nas suas atividades.

Aqui o grande desafio são as empresas que selecionam candidatos de todos os níveis – até superior completo ou mais – porque ela muitas vezes usa o processo digital para todas as vagas ou diferenciam.

Seja digital, mas tenha o currículo tradicional!

O currículo digital é, sem dúvida, uma alternativa que será cada vez mais usada. Por outro lado, vimos que ainda existem processos onde a presença do papel é importante.

Muitas empresas, mesmo recebendo o currículo digital, esperam a entrega do documento na entrevista, até mesmo para discutir pontos que o selecionador destacou antes. E para ver a qualidade do documento – vai demonstrar suas habilidades.

E o currículo tradicional é o seu cartão de visitas profissional. Em uma reunião de amigos ou de família, ou mesmo num café ou almoço, você pode ser surpreendido com um contato que tenha uma oferta do seu interesse.

Entregar o currículo neste momento – se a pessoa aceitar – demonstra o preparo para as situações.

Como você viu, é possível ter os dois tipos para usar em diferentes ocasiões. De qualquer maneira, eles precisam ser bem apresentável e você pode escolher um assim aqui nesses modelos de currículo.

Cuidados básicos com o currículo!

Independente do tipo, é preciso ter alguns cuidados simples para que ele surpreenda o selecionador da empresa:

  • Uma fonte de tamanho adequado – nem pequena nem grande demais;
  • Um espaçamento que ajude a leitura mas não estique demais o documento;
  • Uma impressão de qualidade, tanto com o cartucho quanto o papel.

É fundamental que a impressão seja a melhor possível para que o selecionador leia com facilidade e conforto – e não desista de um currículo que tem muitas qualidades apenas porque não está bem apresentado!

 

Esperamos que estas informações ajudem você a fazer a melhor escolha do currículo a usar – e ter os dois de forma eficiente.