Conheça as profissões de quem trabalha em plataforma de petróleo

Considerado um dos locais mais atrativos para trabalhar, as plataformas de petróleo estão cada dia mais cobiçadas. Os colaboradores que trabalham embarcados em plataformas de petróleo tem muitas vantagens e isso atrai muitas pessoas. Eles recebem bons salários, possuem mais dias de folga, tem ótimos planos de carreiras e oportunidades internacionais.

Os profissionais que atuam embarcados são contratados por diversas habilidades e profissões. Toda demanda de trabalho é muito bem setorizada, para melhor distribuição de tarefas. As áreas são divididas em manutenção, administrativo, embarcações de apoio, marítimo e perfuração.

Manutenção

Para que a embarcação fique sempre a todo vapor, o setor de manutenção cuida de toda a plataforma.

Diversos profissionais são fundamentais para o bom funcionamento, saber o que faz um serralheiro, mecânico, técnico de mecânica, pintor, soldador, mergulhador, engenheiro supervisor de mecânica, supervisor de elétrica, técnico de elétrica, assistente de elétrica, engenheiro chefe, oficial de máquinas e supervisor de máquinas.

Administrativo

No setor administrativo estão as profissões de gerente de operações da plataforma, comissário de bordo, operador de rádio, técnico de T.I; chefe de almoxarifado, auxiliar de almoxarifado, cozinheiro, ajudante de cozinha, padeiro, nutricionista, oficial de proteção e técnico de segurança do trabalho.

Embarcação de Apoio

Como embarcação de apoio, em navios próximos, ficam vários profissionais, como marinheiro de convés, taifeiro, oficial de máquinas, condutor de máquinas, eletricista, mecânico, cozinheiro, oficial de náutica, capitão imediato, mestre de cabotagem, chefe de máquinas.

Marítimo

O setor marítimo é responsável pela operação do sistema de posicionamento e todos os movimentos da plataforma, além de cuidar da âncora e guindastes. Ele deve contar com operador de Posicionamento Dinâmico, oficial de náutica, marinheiro, mestre, contramestre, operador de sala de controle, operador de guindaste e assistente de guindaste.

Perfuração

Na perfuração, todas as tarefas de perfuração são executadas, através de todo um sistema eletrônico.

Para execução da extração do petróleo, está o geólogo ou geofísico, plataformista, sondador, assistente de sondador, encarregado da sonda, engenheiro de petróleo, engenheiro de subsea, torrista, homem de área, plataformista, caldeireiro e soldador, bombeador, operador de ROV, montador de andaimes, contramestre de movimentação de carga e guindasteiro.

Para aqueles que se interessem em trabalhar embarcado em uma plataforma de petróleo, são necessários alguns pequenos passos:

Encontrar alguma das profissões que se enquadre no que seja interessante e possuir experiência em terra mesmo, pois assim as chances serão maiores de ser contratado.

Caso não tenha capacitação, é necessário se capacitar para executar a profissão desejada, através de cursos relacionados a alguma das profissões.

Para trabalhar embarcado é necessário também fazer cursos específicos básicos para todo embarcado, como HUET e CBSP.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email