Como se preparar para realizar longas trilhas de moto

Uma das formas mais libertadoras de se explorar o mundo é guiando uma moto. A sensação de velocidade, o vento na cara, a ligação com a estrada e o ambiente em volta fazem com que essa seja uma das formas favoritas de explorar o Brasil e o mundo à fora. Se você está pensando em fazer uma trilha longa para satisfazer a sua vontade de viajar, tome algumas precauções, pois apesar de ser uma atividade extremamente agradável e muitas vezes inesquecível, ninguém quer que a aventura seja prejudicada com algum percalço ou acidente. Neste artigo, iremos destacar algumas questões a serem consideradas ao se planejar uma trilha de moto.

Informação sobre o Terreno

Viajar perto de 1000 quilômetros ou mais por dia, apesar de divertido, não é fácil. A moto faz muito esforço, mas você continua sendo humano e portanto, descansar é super importante, pois não vale a pena arriscar a sua vida e acabar se machucando pelo seu passeio. Antes de ir para onde quer que seja, veja no mapa quantos quilômetros você irá percorrer, qual o tipo de terreno, onde você pode parar de forma segura e determine uma quantidade limite de quilômetros diários para evitar que você conduza tempo demais e fique demasiado cansado para prosseguir.

Preparação física e mental

Para viajar viajar longas trilhas você não precisa ser um atleta, mas é necessário conhecer os seus limites. Respeite o seu cansaço e faça um esforço para sempre sair cedo e parar cedo. Isso faz com que você esteja mais acordado e evita o cansaço. Além dessa preparação física e mental, lembre-se também das condições meteorológicas como o vento e a chuva que sempre são desagradáveis. Preste atenção na sua postura ao pilotar e também desconfortos que possam surgir durante a viagem: dores de cabeças, dores de pulso ou costas. Tudo isso são sintomas que podem sinalizar que é necessário parar e descansar um pouco. Tente realizar essas aventuras em grupo, pois dessa forma terá alguém com quem contar nos piores momentos, caso aconteçam. Se não acontecerem, e esperemos que não, ter alguém por perto só faz com que essa viagem seja ainda mais divertida e memorável.

Acessórios Indispensáveis

Se você for viajar para um local frio, então o melhor será levar um bom casaco e se preparar para as baixas temperaturas ou dias de chuva. Se você não tiver onde dormir, então melhor será levar uma tenda para que você possa descansar. Para além disso, não esqueça de se alimentar bem. Fazer uma longa viagem implica, para muitos, em passar muitas horas sem beber e sem comer. O nosso corpo não aguenta tais extremos. Manter-se hidratado em trilhas é muito importante, então não se esqueça de trazer uma mochila de qualidade para conseguir levar tudo o que você precisa. Existem inclusive mochilas de hidratação preparadas para que você possa levar água de forma fácil e que permitem a você ir bebendo enquanto viaja.

Em conclusão, realizar uma longa trilha de motocicleta é uma das melhores experiências que você pode ter na vida, mas exige a devida preparação. Se você leu esse artigo com atenção e está se preparando com o equipamento necessário, certamente terá uma viagem agradável. O que você está esperando? Junte seus amigos e acelere equipado para essa aventura inesquecível.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email