Como a tecnologia pode ajudar o setor de Jardinagem

3 de agosto de 2018 Community 0 Comments

O mercado de Jardinagem vem crescendo consistentemente, a base de 20% ao ano e movimenta mais de 4 bilhões. Se considerarmos as diversas aplicações que o setor pode ter na sociedade, ele é bastante promissor para quem quiser de profissionalizar.

  • Empresas que querem implantar um projeto de jardinagem para suavizar ambientes e trazer mais qualidade de vida aos colaboradores e clientes.
  • Pequenos e médios projetos públicos e privados de áreas verdes – parques, reservas, orquidários, lavandários, entre outros.
  • Condomínios, shopping centers áreas de eventos;
  • Pessoas que desejam ter um projeto de jardinagem nas residências e imóveis de veraneio.
  • Investimentos públicos e provados em jardinagem associada a reflorestamento.

Importante ressaltar que o conceito Jardinagem não se prende mais a flores apenas. Existe conteúdo em cursos para grandes espaços.

E assim como em outro setores, a Tecnologia também vai se tornando uma aliada para profissionais de Jardinagem darem mais qualidade aos seus trabalhos, ganhar tempo e transmitir uma imagem ainda mais profissional aos clientes.

Vamos falar de Como a tecnologia pode ajudar o setor de Jardinagem.

Aplicativo MeuJardim

Este aplicativo é extremamente útil para a performance de profissionais e também para amantes de Jardinagem. É usado em smartphones cuja instalação é muito simples.

Após isto, o usuário monta nele o seu projeto de jardinagem, informando quais plantas farão parte dele. O aplicativo, a partir destas informações, informa diversos dados a respeito do projeto:

  • Época correta e frequência de adubagem e poda de cada espécie.
  • Necessidade hídrica e de luminosidade.
  • Melhor ambiente de plantio.
  • Melhor época para replantio das espécies não perenes.

Além disto, o aplicativo cria uma agenda de notificações para os diversos cuidados que serão necessários para a manutenção do projeto:

  • Irrigação conforme a necessidade do solo.
  • Drenagem de vasos ou da região do projeto.

Você pode fazer isso não só para áreas já existentes como também para projetos futuros, aplicando filtros de luminosidade, tipos de plantas, cores de folhas e flores, região de plantio e outros dados

O aplicativo faz o cadastro de amadores (versão gratuita) e profissionais (paga) e desta forma permite que os dois lados se comuniquem e possam fazer negócios.

Além disto, o aplicativo prevê o cadastro de comércios relacionados para serem pesquisados e contratados.

Sem dúvida, é um excelente recurso para administrar projetos de jardinagem.

Aplicativo e Sensor Parrot Flower Power

Esta inovação combina a tecnologia física com a digital e promete ser bastante útil.

Consiste de um sensor que é colocado no solo do jardim e um aplicativo de smartphone. Após o emparelhamento dos dois, o sensor colhe informações preciosas a respeito do solo de plantio:

  • Temperatura ambiente.
  • Intensidade de iluminação.
  • Capacidade de fertilização.
  • Umidade do solo.

O aplicativo recebe estas informações a cada 15 minutos e as processa, gerando as informações necessárias.

Um outro grande recurso do Parrot Flower Power é sincronizar e relacionar as informações do projeto que está sendo monitorado com um banco de dados de milhares de plantas, podendo consultar dados e detalhes de cada uma. O sistema também retorna mais dados a respeito das plantas, incluindo necessidade de rega que é controlada e agendada pelo sistema.

Aplicativo e Sensor Edyn

Funciona da mesma forma que o Parrot Flower Power, com a diferença que o sensor funciona com energia solar, enquanto no anterior o sensor é alimentado por pilhas.

Ele dá notificações e atualizações do seu projeto em tempo real, interagindo com as condições meteorológicas e o clima do momento.

A participação de tecnologias tão avançadas permite que as pessoas possam monitorar seus projetos de jardinagem e contratar profissionais que usem o aplicativo, e também permitem que profissionais se diferenciem no mercado e entreguem um trabalho de melhor qualidade e segurança.

Isto é fundamental para um produto tão delicado e de tanta estima dos clientes, que querem que suas plantas e flores tenham os melhores cuidados, desde as plantas mais simples até flores sofisticadas e as mais admiradas como as orquídeas.

Você pensa em um projeto com orquídeas na sua residência ou quer oferecer com mais informação? Acesse este link e obtenha mais dados sobre o cultivo de orquídeas.